Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Lhasa Apso

 
Lhasa Apso

Lhasa Apso

Lhasa Apso - Por seu pequeno porte, caráter simpático e também por sua linda e característica pelagem, o Lhasa Apso conquista a simpatia de todos como um excelente cão de companhia. Por suas características que o favorecem ainda como um bom cachorro de alerta, é conhecido em sua região de origem como "cão sentinela de latido de leão"

História da Raça Lhasa Apso

Acredita-se que o tipo antigo da raça Lhasa Apso tenha nascido na região da Malásia, há mais de 4 mil anos atrás. De acordo com esta teoria, cães deste tipo teriam sido domesticados há cerca de 2 mil e oitocentos anos atrás, o que a tornaria uma das mais antigas raças reconhecidas em todo o mundo. De acordo com estudos recentes, o Lhasa Apso faria parte do seleto grupo de raças estreitamente relacionadas com o seu ancestral direto, o lobo.

Criado a partir do cruzamento entre o spaniel e o Terrier Tibetano, o Lhasa Apso vivia nos mosteiros buditas em seu país de origem, pelo menos até a anexação do Tibete à República Popular da China. enquanto os grandes mastins tibetanos guardavam as entradas dos mosteiros, o Lhasa Apso era responsável por alertar ao menor sinal de movimentação externa, auxiliado por sua aguçada audição e latido agudo, servindo aos moradores como um excepcional cão de alarme.

Os cachorros de maior qualidade em relação a beleza eram tidos como de extremo valor, considerados tão valiosos como pedras preciosas. Era impossível de se obter um desses exemplares por dinheiro. Excepcionalmente, como especial prova de benevolência podia ser presenteado. Já os cães dotados das características consideradas mais comuns, viviam pelas ruas das aldeias alimentando-se do que as pessoas lhes ofereciam. Mais tarde, o Lhasa Apso foi muito bem aceito na corte imperial chinesa, a que chegava desde o Tibete como "oferenda tributáira". Já na China, contribuiu para a criação da raça Shih Tzu.

O Lhasa Apso é uma das muitas raças orientais que obtiveram notoriedade ao serem levadas ao Ocidente. Os primeiros cães da raça foram levados à Grã-Bretanha no início do século 20 e em pouco tempo já estavam participando das exposições de beleza canina em Londres. A raça foi chamada inicialmente de Lhasa Apso Terrier, e mais tarde apenas Lhasa Apso.

Temperamento da Raça Lhasa Apso

De caráter essencialmente alegre, cheio de segurança, mas indiferente com estranhos, o Lhasa Apso é um grande companheiro. Não é empregado em nenhum trabalho específico, mas tem ouvido apuradíssimo, sendo capaz de perceber barulhos em longa distância. Pode ser, portanto, conforme mencionado acima, um bom cão sentinela, alertando com a sua característica voz clara e aguda ao menor sinal de perigo.

O Lhasa Apso é considerado um cão corajoso, destemido, leal e muito próximo à família. É um cão emotivo, carinhoso, porém de temperamento forte e independente. Não costuma demonstrar agressividade com estranhos, é calmo, dócil e tranquilo, mas pode se mostrar indiferente às pessoas estranhas ao seu convívio. Pode até demonstrar algum nível de agressividade com estranhos se não estiver adequadamente socializado. O ideal é que haja uma atenção especial por parte do dono a fim de educá-lo desde filhote, já que alguns exemplares podem se mostrar mais dominantes do que outros. Considerado por seu temperamento tranquilo um bom cão para apartamento, o Lhasa Apso tende a se comportar bem na ausência de seus donos. Porém, os exemplares pouco disciplinados podem apresentar comportamento excessivamente carente ou até mesmo destrutivo.

A socialização precoce, os exercícios físicos regulares e a disciplina são de grande importância durante toda a vida de um cão da raça Lhasa Apso. De acordo com o standard internacional da raça, o Lhasa Apso não deve apresentar nem timidez e nem agressividade excessiva. Qualquer exemplar que apresente esses desvios de comportamento são desqualificados das mostras.

Descrição e Aparência da Raça Lhasa Apso

Muitas das características do tipo moderno da raça Lhasa Apso evoluiu como resultado da região de origem, assim como do clima. As altas altitudes, o clima seco com muitos ventos, o terreno montanhoso e empoeirado e o curto verão da região do Himalaia, contribuiram para que a raça apresentasse as características que conhecemos hoje, como por exemplo a longa e pesada pelagem, o formato dos olhos, a robustez e a alta longevidade.

O Lhasa Apso tem aparência bem balanceada, é um cão robusto, com pelagem abundante, mas sem excessos. A cabeça é moderadamente estreita, bem guarnecida por pelos com boa queda sobre os olhos mas que não interfiram na capacidade de enxergar. De focinho médio, com trufa preta e stop moderado, o Lhasa Apso apresenta olhos escuros, de tamanho médio e formato ovalado. As orelhas são pendentes, com a presença de abundantes franjas. A cauda do Lhasa Apso também é provida de franjas abundantes e é levada acima da garupa.

De movimentação livre e desenvolta, os exemplares da raça Lhasa Apso apresentam uma pelagem pesada, reta, dura, suficientemente longa, nem lanosa e nem sedosa, com sub pelo moderado. As cores da raça são o dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, preto, branco, amarronzado ou particolor, todas igualmente aceitas pelo padrão oficial.

De pequeno porte, a altura dos cachorros da raça Lhasa Apso é, em média de 25 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas são ligeiramente menores que os machos.

 
 
  Ficha da Raça
Lhasa Apso Raça

Lhasa Apso

País de origem Tibet
Nome original Lhasa Apso
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Cão de Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Baixa / Média
Temperamento Equilibrado, Alegre, Seguro
Adestrabilidade Média / Alta
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Dachshund

Yorkshire Terrier

Cães de Companhia

Buldogue Francês

Chihuahua

Pequinês

Pug

Poodle

Griffon de Bruxelas

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça - FCI
Padrão oficial internacional da raça Lhasa Apso (CBKC - FCI). - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Padrão oficial da raça Lhasa Apso na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês.
The American Lhasa Apso Club
Clube americano da raça Lhasa Apso - Em inglês.
 
 
  Livros

The Lhasa Apso: An Owner's Guide to a Happy Healthy Pet, E.U.A., 2002.


 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.